Manutenção para tratores agrícolas: 5 dicas importantes!

Um controle adequado de manutenção para tratores, além de favorecer a vida útil das máquinas e reduzir as possibilidades de falha, corresponde a cerca de 50% de economia do custo total da produção.

A manutenção de tratores agrícolas pode ser realizada de duas formas: em caráter corretivo ou em caráter preventivo. O modo corretivo consiste em fazer a reparação da máquina, quando ocorre uma falha. O método preventivo consiste em executar diversos cuidados periódicos visando prolongar a vida útil dos componentes da máquina, além de favorecer condições satisfatórias de funcionamento.

Os tratores agrícolas devem ser bem cuidados para que a agricultura não seja prejudicada. Então, se você quer saber algumas dicas de manutenção preventiva dessas máquinas, você começou a ler o texto ideal! Aqui mostraremos os principais conselhos para gerenciar esses maquinários tão importantes e imprescindíveis para a zona rural.

1ª dica: armazenamento de peças

Como qualquer outro “veículo”, os tratores agrícolas possuem peças específicas que podem ser encontradas com facilidade, dependendo do problema. Por isso, é indicado que você faça armazenamento de peças “coringas” e repetidas para que não seja necessária a compra de mais peças. Então, monte um estoque de correias, filtros e fusíveis, por exemplo. Lembre-se de colocar essas peças em um ambiente organizado, sem umidade e bem ventilado.

 

2ª dica: filtro de ar

A maioria dos tratores agrícolas possui filtros que garantem a purificação de ar dentro do motor do trator. Assim, é necessário limpá-lo algumas vezes (5 vezes a quantidade máxima) para que não haja infiltração de água e acúmulo de poeira.

 

3ª dica: sistema de combustível

É preciso realizar uma drenagem do filtro de combustível diariamente antes de utilizar o trator agrícola para que sejam eliminadas as impurezas de dentro do filtro, caso contrário, pode aquecer e danificar o sistema.

 

4ª dica: radiador

O radiador é uma peça muito importante para que o trator funcione corretamente e que seja estendida a vida útil da máquina. Para que isso ocorra normalmente, você precisa verificar a água do radiador diariamente e limpar a parte externa do aparelho com o intuito de não superaquecer o motor e impedir a circulação de ar no trator agrícola.

 

5ª dica: pneus

Calibrar os pneus do trator é vital para que a durabilidade da peça e da máquina se estenda. Então, calibre-os frequentemente para que haja maior aderência ao solo e de modo a não patinar ao realizar a tarefa nos campos.

Nunca deixe de cuidar dos equipamentos, pois, funcionando bem e com tudo em ordem, garantem um bom desempenho.

Assim como é importante cuidar da manutenção do seu equipamento agrícola, tão importante quanto é acertar na escolha do seguro!

Por isto, escolha a melhor seguradora e a assessoria do melhor corretor de seguros… Não deixe seu equipamento agrícola sem proteção, faça uma cotação com a Pansera, que oferece as melhores soluções em seguros para o agronegócio!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *